terça-feira, 12 de abril de 2011

Yuri Gagarin - o homem que andou no céu

Pra quem vive esperando cair uma lua do céu, quem planeja jogar uma pedra na lua ou quem vive olhando estrelas e nuvens, é pouco o espanto de saber que o homem já pisou na lua. Seria mais espantoso se ele estivesse pisado no céu, porque o homem somente poderá pisar onde tem chão. São Pedro foi inventar de caminhar sobre as águas e quase caiu, se não fosse alí o Cristo do lado. Hoje completam cinquenta anos que o homem pisou pela primeira vez na lua, e nunca mais voltou a pisar nela. Ele estava sozinho na terra de São Jorge, nenhum outro olho humano viu o que ele viu. Enquanto todos esperavam Gagarin dizer as maravilhas do solo lunar, e as respostas para a humanidade em guerra fria, quentemente ele falou: "A Terra é azul..."
Certa vez aconteceu que ia aparecer no céu um cometa que somente a cada centenário volta a percorrer o campo visível da Terra. Neste dia o observatório astronômico estava lotado e não pude comprar um ingresso. Mas pude ver a olho nú da janela de meu quarto. Fiquei a imaginar: os meus antepassados viram o que eu acabei de ver. Eu vi o que eles verão, daqui a cem anos os outros verão o que eu ví, e não estarei mais aqui, para dizer o que eu vi. Já dizia Hemingway que a distância nos dá a perspectiva, é verdade isso que ele falou e
Gagarin foi o único homem que viu a perspectiva da Terra, e da Terra eu ví a perspectiva do mundo feito pelos homens, dos homens siderais, que comem nuvens e céus de todas ordens...

Um comentário:

  1. me fez lembra da música O astronauta de mármore,

    "A trajetória
    Escapa o risco nú
    Uh! Uh!
    As nuvens queimam o céu
    Matiz azul
    Uh! Uh!
    Desculpe estranho
    Eu voltei mais puro do céu...
    A lua o lado escuro
    É sempre igual
    Al! Al!
    No espaço a solidão
    É tão normal
    Al! Al!
    Desculpe estranho
    Eu voltei mais puro do céu..."

    ResponderExcluir